CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA NAS PRATICAS PEDAGÓGICAS

Tipo de documento:ABNT

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assim, é objetivo deste sucinto trabalho relatar sobre essa contribuição do qual é extremamente importante para o âmbito pedagógico. Para tal, foi preciso realizar uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico enriquecida com alguns referenciais e com outras pesquisa que relacionam ambas as áreas de conhecimento. A CONTRIBUIÇÃO De acordo com Severino (1990) a contribuição que a filosofia faz para as práticas pedagógicas pode ser vista a partir de três formas. Das quais são elas: a força e a fraqueza da consciência, o agir o fim e os valores, e o sujeito da educação. No tocante a temática da força e fraqueza da consciência, é importante ver que ela está relacionada com uma questão que muito é abordada na contemporaneidade, é a interdisciplinaridade, não necessariamente a junção de outras áreas com outras, mas especificamente o poder manusear e relacionar atividades a partir de perspectivas oriundas das diferentes temáticas a serem trabalhadas por diferentes áreas.

Isto é, as pessoas enquanto seres humanos vão buscar se educar e esse fato vai ser constituído também através da realidade histórica e social existente ao longo do tempo. Dessa forma, a filosofia vai contribuir para a formação e para a prática da pedagogia “incorporando subsídios produzidos mediante investigação histórico-antropológica por elas desenvolvida. ” (SEVERINO, 1990, p. De uma maneira mais histórica e fazendo uma análise de vários autores e de grandes imagens da filosofia, Borges (2017) relata o inicio da relação entre a filosofia com a educação, salienta para as contribuições e colocações de pessoas como Nietzsche, traz a tona a filosofia como um mecanismo crucial para a educação, filosofa acerca da criança e ambiente educacional e a influência política nesse ambiente.

De acordo com Severino (2006) o iluminismo e a metafisica deixaram de ter tanta sustentabilidade, passou a ser necessário considerar o raciocínio, o pensamento e o ser humano dentro da ciência a partir de uma nova perspectiva, assim foi possível ir trabalhando a formação da educação considerando a filosofia. Mas como já bem salientado por Niskier (2010), principalmente com relação aos estados mais carentes e precisados do país, que se encontram principalmente no Norte e no Nordeste, mas que acontece em instituições públicas a nível nacional, as vezes em algumas escolas pela falta de profissionalismo por parte dos professores, pela baixa qualidade no ensino básico, pela corrupção, falta de infraestrutura e entre outras questões impedem de fazer com que os três compromissos da filosofia seja efetivada nas práticas pedagógicas, mas é algo fundamental que as mesmas sejam implementadas para melhorar o sujeito enquanto ser.

Então é dentro dessa série de vicissitudes que Severino (2010) expõe que as mediações pedagógicas em todas as idades no tocante a filosofia por intermédio de materiais didáticos e de outras necessidades está bastante dificultada em alguns aspectos. É crucial que essas vicissitudes sejam rapidamente enfrentadas para que seja possível fazer com que as pessoas tenham uma formação digna e que tenham a possibilidade de enxergar o ser humano, mais concretamente o outro, o próximo de uma forma diferenciada e sintetizadora, visto que com certeza isso poderá ajudar bastante nos comportamentos e nas vivências sociais. Severino (2010) faz um aparato a respeito da educação como mediação da formação, expõe sobre a universalidade de conceitos e a realidade social e política, a função da filosofia, reflete sobre a ressignificação da experiência do estudante de ensino médio com relação a sua formação com a filosofia e faz uma exposição com relação ao combate da ideologia e a cidadania, citando questões relacionadas a opressão e entre outras questões que está estritamente relacionadas e que podem ser fatores que influenciem com a real e prática na formação do estudante enquanto sujeito.

Consoante com Dalbosco (2012) a filosofia vai se relacionar com as práticas pedagógicas através de duas formas, a primeira faz da filosofia como uma área que vai fundamentar a pedagogia e que a pedagogia é o objeto a ser fundamentado, enquanto a segunda forma dessa relação pode ser vista a partir de uma visão mais horizontal do qual a pedagogia faz uma fundamentação na filosofia e a filosofia faz outra fundamentação na pedagogia trazendo assim uma série de contribuições na prática.  Filosofia da educação: uma visão crítica. Edições Loyola, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e pesquisa, v. n.

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